.




sábado, 28 de fevereiro de 2009

AV. MAJOR VENÂNCIO/FRANCISCO NAVARRA.

                                                                      Major Venâncio
                                                                       Francisco Navarra...
Esta avenida em conjunto com Francisco Navarra e Princesa do Sul formam a principal via de acesso da cidade à BR 491/BR 381. Por causa disso, essa alternativa de entrada/saída da cidade tem sofrido congestionamentos diários, principalmente nos horários de pico (meio-dia e às 18 horas) que travam literalmente o trânsito, mostrando que o poder público deve urgentemente trabalhar para criar vias alternativas.
Com relação a necessidade de outras vias de acesso, durante a campanha política ouvimos várias idéias, entre ela a do então candidato Ronaldo Lousada que sugeria a transformação da linha férrea numa alternativa para desafogar o trânsito dessa grande avenida.
Falta a foto da Princesa do Sul para completar a via de acesso que virá logo...

HOSPITAL BOM PASTOR


Este é um dos principais hospitais da região. E, é credenciado pelo SUS, sendo referência também no tratamento do câncer e por isso tem sido também o principal ponto de convergência dos pacientes da cidade e da região centro-sul de Minas.

ADOTE UMA PRAÇA EM VARGINHA

clique sobre a figura para ampliar!
Acima, recorte do Diário Oficial do Município, com foto e nota sobre o Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura e a Unimed dentro do Projeto Adote Uma Praça (Decreto 4.530/2008), idéia essa que deveria ser copiada por outras empresas e outras cidades de nossa região.
No caso, a Unimed se compromete a adotar a praça Getúlio Vargas e a praça José de Rezende Paiva (Praça da Fonte), ambas no centro comercial da cidade.
Além da empresa médica, entraram no projeto a TV Alterosa, Colégio Marista, Homero's Grill. Espera-se que outros empresários tenham a mesma visão de compromisso como os das empresas citadas para que nossa cidade se torne mais limpa e bonita.


Estação Rodoviária

Esta Estação Rodoviária é um importante ponto de convergência de várias linhas da região. Construída na década de 80 era considerada grande demais.
Na foto aparece o ônibus da Empresa Coutinho, que faz um serviço Semi-Urbano( a primeira linha do gênero) entre Varginha e Cambuquira, passando por Três Corações. Por causa disso, o ônibus não usa a plataforma geral das demais empresas que fica atrás, usando esse lado da foto
.

INDÚSTRIAS: Moinho Sul Mineiro


Localizado entre a Vila Mendes e o Bom Pastor, o Moinho Sul Mineiro, o prédio maior da foto, é uma das mais tradicionais empresas da cidade, responsável pela produção da Farinha de Trigo SM.

Varginha - vista parcial

A cidade vista dos Campos Elíseos, bairro nobre da cidade.
Posted by Picasa

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Vista Parcial Jardim Andere:


Um pedaço de verde que ainda sobrevive perto do centro de Varginha invade o Jardim Andere(Parte de uma antiga fazenda de descendentes das família Rezende Silva.).
Ao fundo se vê o triste prédio da antiga Camelo, a unidade industrial da Plascar na cidade.
Se prestar atenção (clicando na foto para ampliar) pode ser parte do Bairro Damasco, o telhado do Sindicato dos Bancários, algumas casas no meio do verde que enfeita a foto.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PEDÁGIOS NA FERNÃO DIAS.

Foto antiga publicada no site da OHL.
Conforme divulgado pela imprensa e confirmado no site da concessionária responsável, são estes os atuais pedágios e os preços cobrados de acordo com a categoria de cada veículo relacionado:

/>
Pedágio
Na Fernão Dias, o motorista paga tarifa nos pedágios localizados nos seguintes locais:
Km 805 - São Gonçalo do Sapucaí (MG)
Km 658 - Santo Antônio do Amparo (MG)
Km 546 – Itatiaiuçu (MG)
Km 7 – Vargem (SP)

Em todos as praças, a cobrança é feita nos dois sentidos e as tarifas são as que seguem abaixo na tabela:

Categoria Tipo de Veículo

Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Tarifa R$

1

Automóvel, caminhonete e
furgão

2

Simples

1

1,10

2Caminhão leve, ônibus,
caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2

2,20

3Automóvel com semi-reboque e caminhoneta com semi-reboque

3

Simples

1,5

1,65

4Caminhão, caminhão-trator,
caminhão trator com semi-
reboque e ônibus

3

Dupla

3

3,30

5Automóvel com reboque e
caminhoneta com reboque

4

Simples

2

2,20

6Caminhão com reboque,
caminhão-trator com semi-
reboque

4

Dupla

4

4,40

7Caminhão com reboque,
caminhão-trator com semi-
reboque

5

Dupla

5

5,50

8Caminhão com reboque,
caminhão-trator com semi-
reboque

6

Dupla

6

6,60

9Motocicletas, motonetas e
bicicletas a motor

2

Simples

0,5

0,55

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Gravura de Jonas Lemes












A gravura acima feita sobre lona(usada) de caminhão é obra do Artista Jonas Lemes que já teve sua exposição em Varginha e hoje reside em S.Lourenço onde tem o seu atelier. O seu trabalho mostra que também na arte é possível reciclar. Parabens!...
Quem quiser ver mais, Jonas também tem a sua mostra virtual pelo site: www.artmajeur.com/jonaslemes





Posted by Picasa

Na paz de domingo.

No próximo fim de semana de Carnaval, essa paz vai ser substituída pela folia. Diferente dos outros anos, a administração atual resolveu voltar à praça que vai ficar movimentada com mais de três mil pessoas circulando por alí até a madrugada da quarta de cinzas.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009


Conforme publicado na imprensa local, Prefeito de Varginha, mediado pelos vereadores Ronaldo Lousada e Leonardo Ciacci (atual presidente da Câmara) aproxima-se de Dilzon Mello e através dele, do Governo de Minas. Com isso, espera-se que o município seja beneficiado com essa parceria. (foto abaixo)

Na foto abaixo: Vereador Ronaldo Lousada, Dep.Dilzon Melo, Prefeito Corujinha, Vereador Leonardo Ciacci e o Dep. Dimas Fabiano
Foto enviada pela Assessoria de Comunicação/Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana(via gab. do vereador Lousada)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CARNAVAL 2009 - "DE TODOS OS TEMPOS"

Foto:Banho da Dorotéia/2008 (asscom/pmv)
A Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (SETEC) divulgou, através do periódico Varginha, jornal oficial do município, a programação para este Carnaval/2009.
Diferente dos últimos anos, o Carnaval deste ano volta à Av. Rio Branco, como acontecia antigamente.A programação que começou com o tradicional "Banho da Dorotéia"(14/02) com outras atividades conforme se pode ver no quadro abaixo, estoura no sábado dia 21 e vai até terça 24/02 às 00,30 h.

Para maior segurança da população, serão instaladas diversas câmeras em locais estratégicos que irão monitorar vários pontos da região central, além da presença de todo contingente da Guarda Municipal e ainda a Polícia Militar./ Estima-se que mais de 3 mil pessoas circularão pelo local.

Notas: A foto e o programa foram publicados pelo órgão oficial do município.


sábado, 14 de fevereiro de 2009

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.



Aos formandos nossas homenagens!

Hoje aconteceu a formatura de novos tecnólogos e de novos bacharéis em Ciência da computação do UNIS.
A solenidade aconteceu no teatro do Colégio Marista.
Na foto acima, Cíntia E.Lemes recebe o Diploma de Honra ao Mérito pelo seu destaque no curso de Tecnologia de Informação.

Observação: A formanda Laélia não pode comparecer à solenidade pois ela estava muito ocupada como o seu primeiro herdeiro, aliás herdeira, na Maternidade do Hospital Regional.
Para ela as nossas duplas homenagens!


Posted by Picasa

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

NOVOS TECNÓLOGOS DE INFORMÁTICA NA ÁREA.


A área de Informática é uma que menos sofreu com a crise. Tudo hoje depende dos computadores, dos programas e da internet. Por causa disso, há cada dia mais necessidade de mais e mais profissionais gabaritados. Aos formandos nossos parabéns e desejo de boa sorte nessa área tão promissora!...

FLAGRANTE DELITO NO TRÂNSITO DE VARGINHA

Hoje, dia 9 de fevereiro às 19,00 assisti um flagrante delito de trânsito daqueles de arrepiar que a gente pensava acontecer somente em países onde lei de trânsito é "letra-morta".

Como aquele semáforo da Praça dos Leões tem um tempo muito menor para quem contorna a praça ou vai da Alameda do Café em direção ao centro, um motorista impaciente resolveu o seu problema de tempo subindo na calçada, passando entre o poste existente na esquina da Dutrac ( quase atropelando um senhor que vinha para atravessar a faixa) e se mandou pela Princesa do Sul sem que ninguém o interpelasse.....
Infelizmente, não tinha uma câmera na hora para registrar esse ato de desrespeito à lei e ao pedestre por um motorista que, com certeza, deve fazer coisas piores pelas ruas da cidade.

Uma sugestão: que melhorem o tempo daquele semáforo e coloquem um guarda permanente no local.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

VARGINHA, O QUARTO EM EXPORTAÇÃO EM MINAS.


Exibir mapa ampliado



Conforme noticiado no
"Blog do Madeira", Varginha atingiu o quarto lugar em exportações no ano passado (2008).
Grande parte das exportações, maioria aliás, vem do negócio feito pelas exportadoras de café.Mas, a cidade tem uma área rural muito pequena que produz pouco devendo às demais cidades vizinhas por essa conquista.


Muitos são os demais municípios produtores que nem aparecem nessa estatística, como Três Pontas, considerado o núcleo mais importante quando o assunto é café, além de Machado, Três Corações, Cambuquira, etc.

O café, principal carro-chefe dessas exportações, ainda é o principal produto de dezenas de cidades do Sul de Minas.E, apesar da crise vai continuar sendo o principal gerador de rendas e empregos na área rural.

Cambuquira, por exemplo, onde existe uma unidade da Cooperativa de Varginha, já ganhou por diversas vezes prêmios por qualidade do café produzido acima dos 800 metros de altitude, fator importante para a produção de grãos com sabor e qualidade exigidos no exterior.

A questão fiscal:

Uma questão, o lado fiscal do negócio, que incomoda muito dos prefeitos é o VAF-Valor Adicionado Fiscal, processo pelo qual a Secretaria de Fazenda Estadual faz o levantamento do movimento econômico de cada cidade através do preço levantado pelas notas fiscais de produtor, valor esse diferente do exportado, o que prejudica a receita dessas prefeituras. Pois, se o apurado for menor
o índice também será menor. Consequentemente, também receberão menos valor no repasse da quota-parte do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços que o Estado faz mensalmente.

Perder receita nenhum prefeito quer, ainda mais com a atual crise que já afeta todos os setores públicos e privados deste país, apesar dos discursos dos políticos.



domingo, 1 de fevereiro de 2009

Instituída a Política Estadual de Resíduos Sólidos de Minas Gerais

A Lei Estadual nº 18.031, de 12-01-2009, publicada no Jornal Minas Gerais de 13-01-2008, instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Esta Lei estabelece os princípios, as diretrizes, os objetivos e os instrumentos da Política Estadual de Resíduos Sólidos. Estabelece, também, obrigações aos usuários dos sistemas de limpeza urbana e aos geradores de resíduos que desenvolvem atividades industriais e minerarias no Estado.
Continue lendo no portal da FIEMG (Clique!)

HORÁRIO ÔNIBUS COUTINHO

Observação: Linha Varginha-Três Corações-Cambuquira (ida e volta) - plataforma de embarque/desembarque do lado externo da rodoviária.





ÔNIBUS PARA QUEM VEM DE FORA PARA REGIÃO

Para quem reside em S.Paulo e adjacências, existe a opção de vir de ônibus pelas seguintes empresas:

Para Varginha: Viação Bragança( com mais opções) e Viação Santa Terezinha (que também serve Três Pontas, cidade localizada depois de Varginha); De Varginha é possível ir para várias outras cidades da região.

Para Três Corações e Cambuquira: Viação Transul - que também é uma opção para quem quer vir para Varginha, sendo que em Três Corações ou Cambuquira deverá pegar a linha semi-urbana (acima) para Varginha, conforme horários no quadro acima.; De três Corações é possível ir para várias outras cidades, inclusive S.Tomé das Letras e Circuito das Águas.

Para Pouso Alegre: Transul (desse local é possível ir para outras diversas cidades).

PARA QUEM VEM DE BELO HORIZONTE:

A linha que serve Belo Horizonte/Varginha é a Gardênia, havendo porém outras opções através das linhas que vão para S.Paulo.(O inconveniente dessa outra opção é ter que descer no trevo de Três Corações e esperar lá o horário do Semi-Urbano da Coutinho (Cambuquira/Varginha).