.




segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lixo: Destino de eletrônicos é desafio para cidades

Lei instituída em 2010 prevê que fabricantes se responsabilizem por descarte de produtos.

Numa era em que a troca de computadores, celulares e equipamentos digitais é cada vez mais dinâmica, a natureza ganhou um inimigo perverso: o lixo eletrônico. E, por enquanto, a concentração de forças para deter o seu crescimento ainda não descobriu uma sintonia perfeita. Há 14 meses, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei federal 12.305, criou diretrizes para uma gestão integrada, mas o plano ainda vai demorar a sair do papel.
Fonte: O Tempo
Veja o infográfico da origem sobre o tema:
http://www.otempo.com.br/noticias/infograficos/lixoEletronico/
COMENTÁRIOS:
Aqui, como em qualquer outro lugar, a população deve ser conscientizada sobre os perigos que o lixo eletrônico, incluindo-se neles as pilhas e baterias, não só para o meio ambiente mas consequentemente, através dele, para o ser humano.
Em Varginha é muito comum ver as caçambas que originalmente foram criadas para coletar entulhos das construções repletos de uma grande quantidade de descartes, inclusive televisores, móveis, lâmpadas florescentes, isopor e outras porcarias que despejadas nos lixões contaminam os lençóis freáticos e animais para depois afetar o homem.

Nenhum comentário: