.




segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Projeto 'Mães que cuidam', de Varginha, vence Prêmio Innovare



Iniciativa de juiz permite que mães presidiárias passem o dia com filhos.
Programa começou há dois anos e tem 30 presidiárias participantes.

Do G1 Sul de Minas

Um projeto desenvolvido por um juiz de Varginha (MG) foi um dos vencedores do Prêmio Innovare, que tem o apoio da Rede Globo. O projeto "Mães que cuidam" concorreu com outras 417 iniciativas em todo o Brasil e venceu por unanimidade da categoria "Juiz". O projeto permite que mães presidiárias, que estejam com bom comportamento, possam sair do presídio para cuidar e conviver com os filhos. A cada três dias com a criança, um é descontado da pena.
As detentas passam o dia com os filhos em um local cedido pela Igreja Católica e financiado por um empresário através do Nucap, Núcleo de Capacitação para a Paz. No projeto, as detentas de bom comportamento saem do presídio sem escola. No núcleo, elas se revezam na limpeza e na cozinha e passam por acompanhamento jurídico e psicológico até o momento do reencontro com os filhos. As mães almoçam com as crianças, levam ao dentista e ajudam no reforço escolar. O projeto começou há dois anos e hoje tem 30 presidiárias participantes.
Projeto "Mães que cuidam" vence prêmio nacional. (Foto: Reprodução EPTV)Projeto "Mães que cuidam" vence prêmio nacional. (Foto: Reprodução EPTV)
Em Minas Gerais, foram 39 projetos inscritos em seis categorias no Prêmio Innovare. A premiação aconteceu em cerimônia no Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF), na última quarta-feira (7). O prêmio foi criado em 2004 pelo Instituto Innovare e desde então, seleciona e premia projetos de magistrados, advogados, defensos públicos e membros do Ministério Público que contribuam para aprimorar o Judiciário.

Nenhum comentário: