.




sábado, 24 de agosto de 2013

UFMG reprova 75% dos diplomas de Cuba

UFMG reprovou 75% dos médicos formados em Cuba que tentaram revalidar título em 2011 e 2012. Presidente do CRM-MG volta a criticar programa federal.

Ter diploma de medicina de Cuba não é garantia de que um profissional esteja capacitado para atuar em Minas. É o que indica balanço de exames de revalidação de diplomas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo estatísticas da instituição, 75% dos médicos brasileiros ou cubanos formados na ilha caribenha foram reprovados nas provas de 2011 e 2012 – o reconhecimento do título é requisito para que médicos formados fora do Brasil possam atuar livremente no país. 

O governo federal anunciou na quarta-feira a assinatura de termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para que 4 mil profissionais de saúde cubanos atuem no Brasil por meio do programa Mais Médicos, sem necessidade de revalidação de diploma. A medida gerou críticas de entidades médicas. Ontem, o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), João Batista Gomes Soares, voltou a manifestar preocupação com a dificuldade de responsabilizar estrangeiros por eventuais erros. Na quinta-feira, ele disse ao Estado de Minas que denunciará por exercício ilegal da profissão médicos cubanos que estiverem trabalhando no estado sem diploma revalidado Ler matéria completa (clique)
Fonte: Jornal Estado de Minas.

Saiba mais...
 Conselho Regional de Medicina fecha porta a médicos cubanos em Minas Gerais Entidades questionam condições de trabalho para médicos cubanos no Brasil Médicos 'estrangeiros' dizem não temer ameaças do CRM-MG Ministério Público cobra explicações sobre contratação de médicos

Nenhum comentário: