.




sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

VARGINHA, O QUARTO EM EXPORTAÇÃO EM MINAS.


Exibir mapa ampliado



Conforme noticiado no
"Blog do Madeira", Varginha atingiu o quarto lugar em exportações no ano passado (2008).
Grande parte das exportações, maioria aliás, vem do negócio feito pelas exportadoras de café.Mas, a cidade tem uma área rural muito pequena que produz pouco devendo às demais cidades vizinhas por essa conquista.


Muitos são os demais municípios produtores que nem aparecem nessa estatística, como Três Pontas, considerado o núcleo mais importante quando o assunto é café, além de Machado, Três Corações, Cambuquira, etc.

O café, principal carro-chefe dessas exportações, ainda é o principal produto de dezenas de cidades do Sul de Minas.E, apesar da crise vai continuar sendo o principal gerador de rendas e empregos na área rural.

Cambuquira, por exemplo, onde existe uma unidade da Cooperativa de Varginha, já ganhou por diversas vezes prêmios por qualidade do café produzido acima dos 800 metros de altitude, fator importante para a produção de grãos com sabor e qualidade exigidos no exterior.

A questão fiscal:

Uma questão, o lado fiscal do negócio, que incomoda muito dos prefeitos é o VAF-Valor Adicionado Fiscal, processo pelo qual a Secretaria de Fazenda Estadual faz o levantamento do movimento econômico de cada cidade através do preço levantado pelas notas fiscais de produtor, valor esse diferente do exportado, o que prejudica a receita dessas prefeituras. Pois, se o apurado for menor
o índice também será menor. Consequentemente, também receberão menos valor no repasse da quota-parte do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços que o Estado faz mensalmente.

Perder receita nenhum prefeito quer, ainda mais com a atual crise que já afeta todos os setores públicos e privados deste país, apesar dos discursos dos políticos.



Nenhum comentário: