.




quinta-feira, 18 de março de 2010

Cambuquirenses sonham com um Distrito Industrial .

Se fosse concretizado, o DI-São Domingos ajudariam 5 (cinco) cidades do Circuito das Aguas. A idéia original seria que no local se instalassem indústrias não poluentes como por exemplo unidades de produção de eletrônicos, etc.


Esse foi um sonho alimentado por algumas pessoas nos anos 80, que inclusive causou "dor de cabeça" ao idealizador do projeto devido ao mal uso da ideia em campanha política na época.

A ideia era criar naquele local um pequeno distrito industrial capaz de atrair algumas empresas não poluentes que abasteceriam direta e indiretamente as cidades próximas com empregos e rendas, aproveitando a topografia menos montanhosa da região e a ligação asfáltica já existente que liga o local, com competência, aos principais centros econômicos do sudeste: Rio (300 Km), S.Paulo (310 Km) e BH (310 km) estimadamente.

A proximidade com Lambari, Jesuânia, Conceição do Rio Verde, Campanha e principalmente Cambuquira é um ponto favorável para a criação de uma alternativa que ajudaria a população dessas cidades como faz hoje a cidade de Varginha que emprega habitantes de Eloi Mendes, Três Corações, Três Pontas, etc. sem que os mesmos tenham que se mudarem das suas cidades.

A Codemig, atual órgão responsável pela criação desses DI poderia estudar essa alternativa para ajudar essas cidades que têm perdido habitantes, rendas, divisas e receitas com a migração para outros centros.

A ideia está aí e quem sabe alguém a encampa pelo progresso de nossa terra e região.

É bom considerar que cada um dos municípios sozinhos não conseguem nada, mas unidos o sonho pode se tornar realizável, considerando ainda o peso do voto conjunto nas próximas eleições.

Este post também está em cambuquirablog.com.br com campo para comentários.


Nenhum comentário: