.




terça-feira, 8 de abril de 2008

POLO REGIONAL ATRAI MIGRANTES DA REGIÃO.

As cidades-pólo da região vem substituindo os grande centros no processo de migração interna do país. Na nossa região temos as cidades de Três Corações, Pouso Alegre, Itajubá, Lavras, Poços de Caldas e Varginha considerados centros regionais. Desses municípios, Varginha é a que tem se destacado mais entre as demais localidades. Mas, a cidade ainda não está preparada para dar oportunidades a todos aqueles que a procuram na ânsia de ter um emprego. Há alguns projetos em andamento, com o benefício da inclusão desta na Rota Tecnológica mas que até agora ainda não foram efetivados. Desta forma é comum ver pelas ruas dezenas de jovens com envelopes pardos debaixo dos braços, com "currilum vitae", para ser entregue neste ou naquele estabelecimento comercial ou industrial. Mas, grande percentagem daqueles que procuraram emprego optaram por voltar para suas cidades já que concluíram que na cidade também não está fácil arranjar um emprego. Para piorar, apesar da sanção de uma norma que não permite mais a exigência de tempo maior que seis meses de experiência, algumas empresas ainda preferem os mais velhos na profissão por uma razão lógica: precisam de produção e não tem recursos para preparar novos profissionais.
Os governos Estadual e Federal deveriam incentivar a instalação de unidades industriais também em municípios menores capazes de receber investimentos.Assim, os pobre jovens não precisariam migrar e na desesperança voltar com uma mão na frente e outra atrás para suas cidades sem emprego e sem dinheiro.
Na região cidades como Campanha, Cambuquira, Três Pontas, Paraguaçu e outras têm condições de receber investimentos se os governos também lhes derem os mesmos benefícios dados às tais "pólos". Com isso evitar-se-á o inchaço desses "centros regionais" que já apresentam problemas de moradia, segurança entre outros males que antes atacavam somente as grande metrópoles.

Nenhum comentário: