.




quinta-feira, 10 de abril de 2008

Se não tomarmos vergonha a dengue vai nos pegar.

Apesar da “dengue” já provocar um epidemia na cidade do Rio de Janeiro, e ameaça outras metrópoles do país, algumas pessoas por indolência pura não tem dado importância a prevenção.
Não é preciso visitar as casas das pessoas para se confirmar essa atitude do povo. Parece que alguns acreditam que o mosquito transmissor escolheu só os cariocas para dar a sua “chupadinha mortal”. Infelizmente, com o aquecimento global, área onde nunca tinham assistido a presença do “Aedes aegypti”( um pernilonguinho africano sem vergonha bem menor que o nosso pernilongo ou “barrachudo” nacional). Os bares e botequins servem suas bebidas, o que acontece também nas festas e eventos do gênero. E, os copos e garrafas são jogados por aí até nas praças públicas. Parece que vivemos numa comunidade de porcos (Que os suínos nos perdoem essa expressão.). Isso tudo vai virar viveiro do mosquito e fabrica de doença. Mas, ninguém liga.
Antigamente, o clima mais frio de nossa região, as anuais geadas e várias frentes frias talvez fossem uma barreira para o mosquito que gosta de calor, sombra e água limpa e fresca (Folgado, além de tudo!...). E, talvez se algum se atravesse a botar seus ovos por aí a geada vinha e o inutilizava.
Mas hoje, essa “besta do Apocalipse”chegou voando sobre e se não fizermos nada nós vamos embora e ele vai se tornar o dono do pedaço.
O pior é que ele é agente de outra doença terrível, a “febre amarela” que só ouvíamos dizer que existia na Amazônia. E, o contato mais próximo que tivemos com esse mal era nas citações dos livros escolares. Pelo menos para esse mal já temos vacina, o contrário do que acontece com a dengue que já apresenta quatro tipos diferentes sem que exista vacina para nenhum deles.

O QUE É DENGUE


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da
família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.
Sintomas
O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.
Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
- Infecção Inaparente-A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma.
- Dengue Clássica-Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
- Dengue Hemorrágica-Inicialmente se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
- Síndrome de Choque da DengueA pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
É importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, que pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma mais grave. É preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar uma apresentação mais séria da doença.

SINAIS DE ALERTA - DENGUE HEMORRÁGICA


1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
2. Agitação ou letargia;
3. Vômitos persistentes;
4. Pulso rápido e fraco;
5. Hepatomegalia dolorosa;
6. Extremidades frias;
7. Derrames cavitários;
8. Cianose;
9. Sangramentos expontâneos e/ou prova de laço positiva;
10. Lipotimia;
11. Hipotensão arterial;
12. Sudorese profusa;
13. Hipotensão postural;
14. Aumento repentino do hematócrito;
15. Diminuição da diurese;
16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;
17. Taquicardia.

Fonte: Dengue - Aspectos Edipemiológico, diagnóstico e tratamento (Ministério da Saúde)
fonte: http://www.combateadengue.com.br/


PEDIDO

SE VOCÊ SOUBER QUE ALGUÉM ESTÁ FAZENDO MAU USO DE SUA PROPRIEDADE, E COLOCANDO EM RISCO A SUA SAÚDE E A DA POPULAÇÃO MANTENDO LIXO, LATAS, GARRAFAS, PISCINAS E CAIXAS D’ÁGUA DESTAMPADAS, ALÉM DE PNEUS E OUTRO TIPOS DE VASILHAS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA, CHAME A VIGILÂNCIA SANITÁRIA, OU ATÉ MESMO A POLÍCIA OU O CORPO DE BOMBEIROS.


SE QUISER PODERÁ ACIONAR O MINISTÉRIO PÚBLICO COM UMA REPRESENTAÇÃO, QUE PODE SER ATRAVÉS DE UMA SIMPLES CARTA COMUNICANDO O FATO, PARA QUE O PROMOTOR DE JUSTIÇA DA CIDADE ACIONE OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELO COMBATE DESSE MOSQUITO. (Com base no art.261 da Constituição do Estado de Minas Gerais).

LEMBRE-SE QUE O MOSQUITO NÃO TEM PRECONCEITO. ELE PICA A MOCINHA DE OLHOS AZUIS, A MULATA, NEGRO, O JAPONÊS, O ALEMÃO E QUEM MAIS VIER.ELE GOSTA DE SANGUE, E DE QUALQUER TIPO E ORIGEM.

EM VARGINHA LIGUE PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: 3690-2230 (DE SEGUNDA A SEXTA)


CORPO DE BOMBEIROS: 193


POLÍCIA MILITAR: 190.



EM CAMBUQUIRA, LIGUE PARA PREFEITURA E FALE COM A VIGILÂNCIA SANITÁRIA PELO TELEFONE: 3251.2000


POLICIA MILITAR PELO 190.


SE CADA NÃO CUIDAR DA SUA PARTE A DENGUE VAI TOMAR CONTA DO BRASIL!

Nenhum comentário: