.




quarta-feira, 8 de abril de 2009

HOSPITAL REGIONAL DE VARGINHA


Há quase 86 anos, o Hospital Regional de Varginha vem sendo um ponto de referência na medicina do Centro Sul de Minas. Em 1999, devido a grandes problemas financeiros, quase fechou, o que não aconteceu graças ao empenho e ajuda do Estado e da Prefeitura que o socorreram naquela época.
Comenta-se que essa casa de saúde já teria sido sondada ou indicada para ser um hospital escola, algo que com certeza mudaria os rumos da assistência médica na cidade e na região. Mas, por fatos desconhecidos, isso não aconteceu. Mas, quem sabe não seria essa a hora, já que o Governo Federal autorizou as suas universidades implantar unidades em outros lugares que não seja o da sede da "escola principal". Desta maneira, a Universidade Federal de Alfenas ou de Lavras, poderiam ser a alternativa para que isso aconteça hoje.
Fora disso, mesmo com recursos escassos, hoje esse hospital já realiza exames e cirurgias cardíacas de alguma complexidade, o que antes só acontecia nos grandes centros do país, sendo que os seus próprios pacientes tinham que ser removidos para S.Paulo ou Belo Horizonte.
Até pouco tempo, este era um dos poucos centros de atendimentos da região que tinha um "tomógrafo", fato esse que o fez destacar nessa especialidade.
Sua construção começou com uma campanha em 1919 com o término das obras em 1923, com o nome de "Casa de Caridade de Varginha", depois "Hospital de Varginha". E, finalmente em 1928, quando foi doado ao Estado de Minas Gerais, passou a ter a denominação atual.


Fonte: Informativo "Hospital Regional" de autoria da W.Espanha, editado em comemoração dos 85 anos dessa casa de saúde.

Nenhum comentário: